O planejamento estratégico de nós mesmos

Conheço inúmeros benefícios que o plano oferece. Ele tem sido usado por empresas de todos os segmentos em todo o mundo há muito tempo, e não se pode negar sua importância. Ultimamente, muitas empresas públicas também passaram a adotar o planejamento estratégico como ferramenta de gerenciamento. Os resultados, em ambos os casos, são fantástiscos.

Inclusive, o nosso CRA-CE, em seus eventos, principalmente no Fórum de Gestão Pública, já apresentou cases de sucesso na área pública por meio das ferramentas de gestão.

Enfim, não se nega a importância do plano estratégico para as empresas. Alguns profissionais conversam comigo sobre uma certa insatisfação com a carreira. Alguns são jovens em início de carreira, em busca de uma oportunidade, outros são grandes profissionais, consolidados na profissão, mas não estão como gostariam.

O que houve? Não sou coach nem terapeuta. Podem ser elencados uma série de fatores, inclusive fatores no contexto macroeconômico, com as crises pelas quais passa o nosso país.

No entanto, tenho para mim que podemos aproveitar a capacidade que temos de elaborar o plano estratégico direcionado para a carreira profissional. E por que não?

Com os avanços tecnológicos, o antigo perfil profissional não é mais válido. É necessário readapatar a estratégia para a vida pessoal e profissional. Para novos desafios na carreira, creio que alguns atributos da nossa profissão possam ser aplicados.

A pergunta inicial seria "qual cargo ou função eu desejo?" Daí, na sequência, a estratégia e o fator tempo são itens cruciais para essa meta pessoal na carreira. Recomendo ainda a análise Swot como complemento.

Provavelmente, o Swot vai apontar a constante necessidade de qualificação para sua vida, e isso, com certeza, é primordial. Fica a dica e espero ter ajudado.

Vamos em frente, e grande abraço!

Fonte: CRACEARA

logo
©2019 ACAD. Todos os Direitos Reservados.

Search